A terra é um elemento que vem sendo utilizado para construir desde tempos imemoráveis. Seu baixo impacto ambiental e a variedade de técnicas existentes para trabalhá-la permitiram a transcendência de seu uso em projetos de arquitetura em todo o mundo. Seja na taipa, em paredes de terra batida, paredes erguidas com sistemas de barro ou estruturas em adobe, diversos projetos contemporâneos reelaboram e reinterpretam estes métodos tradicionais para dar forma a seus espaços.
- Artigo relacionado:
Estructuras en adobe: técnicas para la construcción de paredes de tierra
A seguir apresentamos uma seleção de projetos de residências localizadas em diversas regiões do Equador que se destacam por utilizar técnicas de construção em terra como recurso estrutural e estético.
Quinta López Cordero / Astudillo + Proaño
- Ano: 2011
- Localização: Cañar, Equador
O projeto busca otimizar os recursos próprios do local utilizando materiais de baixo custo energético como madeira de eucalipto, palha, terra, caniço ou pedra. O objetivo é resgatar a construção tradicional em barro (junção de canas entrelaçadas com uma mistura de terra úmida e palha), reciclando o material extraído do próprio terreno.
Casa em Cotacachi / Arquitectura X
- Ano: 2012
- Localização: Cotacachi, Equador
Esta variação tipológica da casa pátio tradicional e da casa bi-nuclear moderna que faz incursão nas vantagens da construção com terro-cimento batido (paredes de terra e cimento) e materiais complementares leves, com o objetivo de estabelecer uma síntese entre o local e o universal.
Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán
- Ano: 2013
- Localização: Tumbaco, Equador
Uma série de paredes dobradas construídas a partir de alvenaria de barro conformam o programa arquitetônico. Um volume preexistente é reformado para abrigar o dormitório e as áreas mais íntimas da residência. O novo volume abriga as áreas sociais: cozinhar, comer, estar.
Casa da Loma / Iván Andrés Quizhpe
- Ano: 2013
- Localização: Cuenca, Equador
O projeto resgata a construção tradicional em adobe a partir do uso de técnicas tradicionais que nascem da experiência e se sustenta por sua incessante recorrência. Materiais existentes como a pedra, a terra, a madeira de eucalipto, a palha e a cana, são reutilizados para reformar a estrutura original.
Casa PATCH / ESEcolectivo Arquitectos
- Ano: 2016
- Localização: Quito, Equador
A busca de um projeto desenvolvido em um único nível gerou a necessidade de extrair uma quantidade de terra considerável. A terra amontoada, então, se transformou na estrutura e alvenaria do projeto. Tudo foi reutilizado no novo projeto como remendos: vários elementos - que aparentemente não fazem sentido na proposta ou que não tem mais vida útil - se unem através de diferentes sistemas.
Casa das camas voadoras / AL BORDE
- Ano: 2017
- Localização: Imbabura, Ecuador
Construída no final dos anos 1800, esta era uma casa onde a única coisa resgatável eram as paredes de terra. Os acabamentos da obra restaurada são quase os mesmos que estavam ali no século XIX. As operações de reforma foram muito poucas e muito estratégicas: foram reforçadas estruturalmente as paredes de terra, as paredes foram curadas, as portas foram trocadas assim como as janelas que estavam em mau estado e o piso foi nivelado com cimento.
Casa Lasso / RAMA estudio
- Ano: 2019
- Localização: San José, Equador
A casa foi pensada a partir de sua materialidade. Elementos monolíticos de terra são os encarregados de sustentar a cobertura. Cinco paredes auto-portantes de taipa implantadas paralelamente no sentido longitudinal do terreno protegem completamente a casa dos ventos e conformam uma fachada cega que melhora a condição térmica interna da casa. As paredes têm 40 cm de largura com contrafortes de 80 cm dispostos segundo o estudo estrutural e utilitário.
Casa El Palomar / FB+ estudio
- Ano: 2019
- Localização: Loja, Equador
Neste projeto de restauro, FB+studio promove a utilização dos materiais e sistemas construtivos da casa antiga - terra, tijolo, madeira e ferro-. a proposta mantém a essência vernacular da casa e tira partido da sua localização privilegiada. Foi decidido remover o revestimento em áreas específicas para descobrir a materialidade original das paredes de terra (taipa).
Casa Patios / Rama Estudio
- Ano: 2019
- Localização: San José, Equador
Se propõe uma arquitetura discreta, quase imperceptível, pensada a partir dos materiais crus e naturais. Os espaços internos são definidos por meio de painéis de barro - canas entrelaçadas que recebem uma mistura de terra úmida e palha - e uma estrutura colaborativa de madeira sólida de eucalipto. O barro melhora as condições térmicas e acústicas da residência, ao mesmo tempo que sua textura e cor reforçam a intenção de criar um objeto discreto na paisagem.